Reprodução

Centro Cultural SP faz a exposição ‘Cartas aos Modernistas’; confira demais atrações do fim de semana

O Centro Cultural de São Paulo abriu a exposição Cartas aos Modernistas, com 40 filmes que traçam múltiplas conexões e desconexões acerca do modernismo brasileiro e sua contextualização nos dias de hoje. Potencializando as experiências estéticas do filme amador e artesanal, as obras foram realizadas com equipes reduzidas, por vezes composta por uma única pessoa, e captadas em diversos suportes como hand cams, celulares, câmeras Super 8mm e 16mm, ou mesmo se valendo unicamente de materiais de arquivo como matéria-prima para as elaborações audiovisuais. A mostra também conta com material para que o público escreva suas próprias cartas e as pendure no varal ao lado. Além de escrevê-las, é possível ler os escritos dos demais visitantes. A entrada é gratuita e, no fim de semana, o CCSP está aberto das 10h às 18h. Mais informações aqui.

Vários 22

Até o próximo fim de semana é possível visitar a exposição Vários22, na Galeria Arte132, com curadoria de Lilia Schwarcz, criando um formato expositivo inédito no cenário cultural brasileiro. No ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, eleições, Copa do Mundo, e dos 200 anos da Independência do Brasil, a mostra reúne 80 trabalhos que propõem um diálogo provocativo, que iluminam as ambiguidades e tensões das obras provenientes do campo erudito e do imaginário eurocêntrico. O público é direcionado, assim, para sair da zona de conforto e refletir sobre ideias enraizadas, produtos de um ecossistema que agrega acadêmicos e modernos de formação e origem europeias. A entrada é gratuita. Mais informações aqui.

Sala São Paulo

Na Sala São Paulo, de hoje a domingo, Osesp e Thierry Fischer convidam Kristóf Baráti para interpretarem o Concerto para Violino em Ré Maior de Stravinsky. E, na segunda parte do concerto, a Osesp tocará o grande poema sinfônico de Richard Strauss, a Sinfonia Alpina. A performance de hoje(13/05), às 20h30, será transmitida ao vivo no YouTube. Os ingressos custam a partir de R$ 25. Mais informações no site.

Veja também
+Programação