Ninguém descreveu melhor São Paulo do que os modernistas, seja na ponta da caneta tinteiro ou com os pincéis. Que tal, então, refazer os passos destes artistas na ‘pauliceia desvairada’? A Rede de Museus-Casas Literários promove amanhã passeio que mostra relação dos modernistas com a cidade de São Paulo, aniversariante no próximo dia 25. Trata-se do tradicional Encontro Peripatético – baseado no conceito aristotélico de ‘ensinar passeando’ -, um roteiro que se propõe a resgatar a memória e a influência dos modernistas nas transformações ocorridas na cidade durante as primeiras décadas do século 20. O grupo visitará locais onde Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Menotti Del Picchia, entre outros, frequentaram e fizeram história. Um passeio pelos centros velho e novo de São Paulo, para viajar no tempo por meio de fatos, versos, construções, escândalos e poesia. O ponto de partida será na Casa Guilherme de Almeida e o grupo será liderado por Tereza Cristina Ferreira Batista, guia de turismo regional de São Paulo. Mais informações aqui.
Oficina de desenho
Também amanhã, o Museu de Arte Sacra promove a primeira aula, às 14h30, da oficina Desenhança: o Modernismo e a Autonomia do Desenho, que dá início às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo. Nele, o Núcleo de Ação Educativa vai explorar as possibilidades do desenho, como faziam os artistas modernistas. Dessa vez, inspirados no acervo e no prédio do Museu. A atividade é remota e também ocorrerá no próximo sábado, dia 29, e é livre para todas as idades. Os materiais necessários para as atividades são lápis e papel. Para se inscrever, entre no site.
Clube de leitura
Para quem quer começar a exercitar o ‘modernismo’ hoje, a Biblioteca de São Paulo promove, das 15h às 17h, clube de leitura que tem como tema o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A obra escolhida para este mês é: Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade. O evento é realizado em parceria Companhia das Letras e a mediação será feita pela equipe da biblioteca. A inscrição tem de ser feita aqui.