Divulgação

Leitura dramatizada ‘A Fúria dos Modernistas’ é realizada em Niterói; confira demais atrações do fim de semana

A sala teatral da Scuola Di Cultura, em Niterói, no Rio de Janeiro, será palco, nesta sexta (5), às 19h, da leitura dramatizada A Fúria dos Modernistas, idealizada pela crítica teatral Paty Lopes. O texto traz a artista plástica Anita Malfatti, precursora da Semana de Arte Moderna – movimento histórico que está completando 100 anos – posicionando-se contra uma das piores críticas da história das Artes no Brasil, escrita por Monteiro Lobato. Anita responde ao literário e ainda fala sobre o racismo defendido por ele. A leitura é realizada pelos artistas Alexandre Lino e Mariana Rodriguez. A direção é de Gilberto Bartholo. O ingresso é gratuito e deve ser reservado aqui.

Curitiba

De volta ao Brasil, após uma residência artística na Itália e uma turnê por cidades no interior do Paraná, Helena Sofia traz finalmente seu show, BRAVA!, para Curitiba, no Teatro do Sesi, neste fim de semana (6 e 7 de agosto), às 19h30. As 10 canções inéditas do espetáculo foram compostas em sua residência em Palermo com o propósito de unir a diversidade cultural brasileira e siciliana para a produção de um material inspirado por suas raízes multiculturais – fruto da miscigenação de ambos povos. Em consonância com o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, ecoam na obra o Manifesto Antropófago (escrito por Oswald de Andrade em 1928) e sua relação mediada com o futurismo italiano e o tropicalismo. Mais informações aqui.

Campinas

Campinas recebe, a partir deste domingo (7), a Semana de Arte TRANSviada, realizada por um coletivo de artistas do interior do Estado. O evento acontece até dia 14 de agosto na Casa de Vidro e na unidade do Sesc no município. Durante o evento, a diversidade será amplamente abordada, discutida e repaginada por meio de apresentações artísticas de diferentes linguagens. Todas as atividades são gratuitas e as informações sobre retirada de ingressos estão disponíveis aqui. Ainda no fim deste mês, haverá a realização da Semana em Sorocaba, entre os dias 20 e 28.

Veja também
+Programação