Companhia das Letras promove a ‘Jornada Virtual Modernismos’

EventoVirtual

SegmentosLiteratura

Data 08/02/2022 a 12/02/2022

Horário 19:00 às 20:00

Local Youtube

Classificação Indicativa Livre

Valores Gratuito

Site https://www.youtube.com/user/CompanhiaDasLetras

Programação sujeita a alteração (confirmar data e horário no site do organizador)

Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, sete debates virtuais vão festejar, questionar e provocar reflexões sobre a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos. A partir dos ensaios do livro Modernismos 1922-2022, autores e convidados oferecem um percurso de leitura dos 29 textos que o compõem – sempre com mediação de Gênese Andrade, organizadora do volume. Destacam-se os diferentes pontos de vista que nortearam as reflexões sobre o contexto do surgimento da Semana de 1922 e de seu centenário; a representatividade no que se refere a gênero e raça e a questão da sexualidade, entre outros temas. Na galeria e abaixo, você confere a programação completa:

8 de fevereiro – 19h | CONTEXTOS E QUESTÕES POLÍTICAS – O contexto histórico, social, político e cultural em que ocorreu a Semana de 22 e os desdobramentos do evento no contexto de seu centenário.

9 de fevereiro – 19h | REPRESENTATIVIDADES – As questões da sexualidade, raça e gênero nos modernismos: a sexualidade de Mário de Andrade, o negrismo, as mulheres artistas e escritoras.

10 de fevereiro – 19h | MANIFESTOS E REVISTAS LITERÁRIAS – A polêmica e o legado dos manifestos; o design gráfico, a concepção e a circulação das revistas literárias modernistas.

11 de fevereiro – 18h | A MÚSICA, A POÉTICA E A SOCIABILIDADE MODERNISTAS – A poesia, a música, a moda, a viagem e as relações artísticas e sociais modernistas.

11 de fevereiro – 20h | RELEITURAS DOS MODERNISMOS – As repercussões dos modernismos na imprensa, os olhares dos protagonistas e as releituras de Macunaíma.

12 de fevereiro – 15h | MODERNISMOS REVISITADOS – Os modernismos na história e na crítica literária, na crítica de artes, nas exposições e nos salões.

12 de fevereiro – 17h | OS HERDEIROS DA ANTROPOFAGIA E AS PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS – Os herdeiros da Antropofagia na crítica e nas artes; as releituras de Oswald de Andrade; a arte indígena contemporânea.

Veja também
+Programação