Malba promove a jornada ‘Antropofagia Revisitada’

EventoVirtual

SegmentosFestivais

Data 14/02/2022 a 17/02/2022

Horário 14:00 às 22:00

Funcionamento Todas as atividades virtuais serão bilíngues (espanhol/português)

Local Youtube

Classificação Indicativa Livre

Valores As atividades remotas serão gratuitas e podem ser vistas pelo YouTube do Malba

E-mailcultural.buenosaires@itamaraty.gov.br

Site https://www.malba.org.ar/evento/jornadas-antropofagia-revisitada/

Acessibilidade

  • Sem informações

Programação sujeita a alteração (confirmar data e horário no site do organizador)

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro serão realizadas na cidade de Buenos Aires, Argentina, as jornadas Antropofagia Revisitada, organizadas pelo Malba (Museu de Arte Latino-americana), com o apoio da Embaixada do Brasil na Argentina. As jornadas homenageiam o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, momento fundamental da história da arte e da literatura brasileiras, cuja realização funcionou como catalizador para a consolidação da modernidade artística na cidade de São Paulo. As atividades propostas, que acontecem de maneira presencial e virtual (que podem ser assistidas no YouTube do museu), convidam a revisitar este evento desde novas abordagens e novos problemas através de diferentes eixos temáticos e em diálogo com pesquisadores e artistas brasileiros e argentinos.

Na segunda-feira (14 de fevereiro), às 16h – Apresentação Las Mujeres en La Semana del 22 y Después, com Regina Teixeira de Barros e moderação de Gênese Andrade. Modalidade virtual, atividade gratuita com inscrição prévia pelo site do Malba (aqui).

17h30 – Roda de conversa Antropofagia: Leituras desde el Arte Contemporâneo, com Beatriz Lemos e Santiago García Navarro. Modalidade virtual, atividade gratuita com inscrição prévia pelo site do Malba.

19h – Intervenção Café Tarsila, por Ivana Vollaro. Intervenção no bar do museu. Modalidade presencial, atividade gratuita com inscrição prévia pelo site do Malba.

19h30 – Performance Experiência #1/4: Gronchódromo – Evocando a Flávio de Carvalho, pela Comparsa Drag. Atividade presencial realizada na esplanada do museu. Não é necessária inscrição prévia.

Quarta-feira (16 de fevereiro), 16h – Mesa-redonda La Misma Historia, Otra Historia. Revisiones desde la Historiografia: de La Semana del 22 al Presente, com Marília Librandi, Beatriz Azevedo e Lilia Moritz Schwarcz e moderação de Gênese Andrade. Atividade virtual e gratuita, com inscrição prévia pelo site do Malba.

17h30 – Apresentação do livro Macunaíma de Mário de Andrade pela editora Mansalva no terraço do museu. Atividade gratuita; não requer inscrição prévia.

19h – Apresentação Antropofagia Revisitada en Clave Afroargentina, por Federico Pita (DIAFAR) na biblioteca do museu. Atividade presencial e gratuita com inscrição prévia pelo site do Malba.

Quinta-feira (17 de fevereiro), às 20h – Projeção do filme Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, no auditório do museu. Entrada gratuita até esgotar a capacidade da sala.

22h – Projeção do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha, no auditório do museu. Entrada gratuita até esgotar a capacidade da sala.

Itinerário Brasil – Presencial – Com o apoio da Embaixada do Brasil na Argentina, o Museu de Arte Latino-americana da cidade de Buenos Aires realiza uma edição especial do projeto Itinerário Brasil, um percurso especial desenvolvido pelo museu por uma seleção de peças de artistas brasileira que integram sua coleção de arte latino-americana. As visitas guiadas, realizadas pela equipe de educação, passarão por obras de artistas como Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Candido Portinari, entre outros. Quartas e sábados de fevereiro, às 16h.

Organização:

Veja também
+Programação