Tour guiado pelo do Centro de SP conta história do modernismo na cidade 

EventoPresencial

SegmentosSeminário/palestra/curso

Data 05/02/2022 a 26/02/2022

Horário 11:00 às 14:00

Funcionamento Todos os sábados de fevereiro (5, 12, 19 e 26)

Local Pátio Metrô São Bento- Largo de São Bento, 10 - Centro Histórico - São Paulo - SP

Classificação Indicativa Livre

Valores Gratuito (retirar as senhas a partir das 10h30 em bilheteria no Pátio)

Acessibilidade

  • Sem informações

Programação sujeita a alteração (confirmar data e horário no site do organizador)

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, o Tour Guiado a pé pela região do Centro Velho e Novo da cidade de São Paulo, Em Busca dos Modernistas, conta a história da Semana de 1922, que completa 100 anos no dia 13 de fevereiro. Organizado pelo Pátio Metrô São Bento, o passeio acontece em todos os sábados do mês de fevereiro. O roteiro foi criado pela guia de turismo Tereza Cristina Ferreira Batista do projeto São Paulo com Afeto.

O tour conta a história do movimento a partir da arquitetura, monumentos, fotografias, poesias e literatura. Em uma caminhada que transportará o público para as primeiras décadas do século passado, o roteiro estabelece uma conexão entre o Centro, a história de São Paulo, o movimento modernista, suas personalidades e sua produção artística. Naquele momento próspero, a sociedade paulistana se transformou diante do crescimento vertiginoso, fruto da expansão cafeeira, da indústria crescente, da vinda de imigrantes e da ferrovia. O mercado das artes e da arquitetura acompanhou todo este progresso.

Esta grande efervescência no campo das artes e costumes, culmina na famosa Semana de Arte Moderna de 1922. O passeio resgata a memória e a presença dos Modernistas na São Paulo do começo do século 20, passando por locais onde Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Guilherme de Almeida e Anita Malfatti, entre outros, frequentaram e fizeram história, seja com seus encontros profissionais, acadêmicos, literários, artísticos e até mesmo amorosos. Um passeio para se viajar no tempo através de fatos, versos, construções, escândalos e poesia pelo Centro de São Paulo.

Veja também
+Programação